quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A LER E ESCREVER

Após comemorarmos a abertura do ano letivo no nosso município juntos com vocês assumimos o compromisso de trabalharmos para melhorar a educação oferecida as nossas crianças e jovens, gostaríamos de nos dirigir às pessoas adultas que não tiveram em sua infância a mesma facilidade de acesso à escola hoje encontrada por seus filhos, ou seus irmãos, e pelos motivos mais diversos não conseguiram adquirir uma habilidade essencial à sobrevivência humana na sociedade de hoje, que é a leitura e a escrita.
Queríamos, primeiramente, dizer a vocês que compreendemos os seus motivos e somos solidários com todos, pois estudar na cultura da nossa região, até bem pouco tempo era algo totalmente dispensável. Porém Maravilha está aos poucos se incluindo nessa sociedade que chamamos de globalizada para a qual ler e escrever são conhecimentos primordiais, e quem não adquirir essa capacidade estará fadado a ser excluído de muitos benefícios que esta sociedade poderá oferecer.
Hoje não aceitamos mais a desculpa de que “é difícil ir à escola”, porque a escola vem até vocês. Também não aceitamos a desculpa de que “papagaio véio não aprende mais a falar” e “cachorro véio não aprende truque novo” porque como diz um autor de nome esquisito (Paracelso): “a aprendizagem é a nossa própria vida, desde a juventude até a velhice, de fato quase até a morte; ninguém passa dez horas sem nada aprender”.
É bom que vocês saibam que vocês são espelhos para os seus filhos e que não existe forma melhor de educar uma criança que pelo exemplo. Por isso fazemos um apelo a todos: ajudem-nos a mudar o quadro educacional de Maravilha. Hoje existe em nosso município mais de 24% de analfabetos, são cerca de 2.500 pessoas que não sabem ler nem escrevem, e mais outras tantas que apesar de ler alguma coisa não conseguem entender o que lêem. Essas pessoas ficam totalmente dependentes dos outros e não desenvolvem a capacidade de lidar com coisas aparentemente simples, como fazer uma ligação num telefone celular; tirar um dinheiro num caixa de um banco, sem precisar se arriscar entregando a sua senha a terceiros; ligar um eletro doméstico em casa, sem medo dele explodir ou danificá-lo por não conseguir ler o manual de instruções.
A vida de quem estuda tem mais recompensas: Existem pesquisas que apontam faixas de renda diferenciadas para as pessoas de acordo com o nível de instrução; ou seja, quanto mais se estuda melhor é o salário e a renda.   
A leitura é capaz de proporcionar às pessoas uma visão de mundo que vai além da imagem, do som e da palavra dita, ela nos possibilita viajar por um universo de informações e formar a partir do conhecimento que adquirimos a nossa imagem do mundo; a leitura é um passo muito importante na busca da nossa independência, e nós que formamos a secretaria de educação deste município e temos a intenção de vê-lo se desenvolver a ponto de se tornar culturalmente, economicamente e politicamente independente, teremos o maior prazer em receber a você jovem ou adulto para caminharmos juntos em busca de dias melhores.   
Procure a Secretaria Municipal de Educação e matricule-se. Participe das mudanças do seu Município!

Ana Carla Vieira Aguiar
Coordenadora Municipal da EJA



Nenhum comentário:

Postar um comentário