segunda-feira, 22 de abril de 2013

Atividade pedagógica- visita didática



Realizada no 06 de abril do corrente ano, tendo como destino a cidade de Marechal Deodoro- AL e Maceió- AL. Objetivou a contextualização dos assuntos estudados no 9° ANO da escola, tendo como foco visita a casa do marechal Deodoro da Fonseca- destacando a importância de um alagoano na Proclamação da República, na cidade de Marechal Deodoro-AL e o Memorial à República- e seu acervo de todos os presidentes da República, localizado na cidade de Maceió- AL.
Ao chegar a Marechal Deodoro- AL, fomos recepcionados pelo guia turístico conhecido popularmente por Batata, o qual apresentou a cidade de todos os seus aspectos históricos, políticos, sociais e culturais. Visitamos primeiramente a orla lagunar, banhada pela lagoa Manguába. Logo nos dirigimos a Casa Natal de Marechal Deodoro. 



















Um típico casarão do século XVII, a Casa Natal de Marechal Deodoro está localizada no centro de Marechal Deodoro e possui indiscutível valor para o patrimônio histórico alagoano. Serviu de tronco familiar para o casal Manuel Mendes da Fonseca e D. Rosa da Fonseca, como também abrigou uma das mais célebres personalidades da vida política brasileira: Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

 

O conjunto arquitetônico Santa Maria Madalena retrata um dos mais belos exemplares da arquitetura barroca em Alagoas, merecendo destaque entre os demais monumentos históricos do Estado pela riqueza de detalhes que compõem a obra e por ter sido cenário para as mais diversas ocupações ao longo dos três últimos séculos.
Hoje abriga o Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas.
            Na cidade de Maceió- AL, visitamos o Memorial à República do Estado.
O Memorial à República foi inaugurado em 15 de novembro de 2005, em homenagem aos dois Marechais alagoanos. Com uma arquitetura moderna elaborada pelo alagoano Alex Barbosa, o Memorial é um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes trocadas a cada mês e vindas de diversas partes do país.
Temos expostas as 27 bandeiras dos estados da federação. Com uma sala específica com uma homenagem a todos os presidentes da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário